Portfólio Profª Rosemeire

Módulo I

Atividade 1.1 
Foi feito um relato no editor de texto Broffice ou Word, considerando quem sou como professor e aprendiz, bem como minha prática pedagógica, e postado na biblioteca em material do aluno.

Atividade 1.2
Lemos a Entrevista de Antônio Nóvoa; o texto sobre os desafios na escola de Maria Umbelina Caiafa Salgado; o texto sobre aprendizagem continuada de José Armando Valente e as sereias do ensino eletrônico.

Atividade 1.3
Assistimos ao vídeo Educação e Tecnologia, entramos no fórum, registramos nossa contribuição, conhecemos as contribuições dos demais cursistas e comentamos no fórum.

Atividade 1.4
Elaboramos um slide apresentando as tecnologias disponíveis na escola em que trabalhamos e descrevemos como são utilizadas na escola.

Atividade 1.5
Visitamos o Portal do Professor, pesquisamos sugestões de aula em que foram utilizados recursos da tecnologia para, posteriormente, fazer uma análise das suas estratégias e do uso que fez  dos recursos.
Assistimos ao vídeo Ensinar com as tecnologias e mídias digitais e destamos os pontos relevantes disponibilizando este comentário no Diário de Bordo do Módulo I.

Atividade 1.7
Descrevemos e analisamos um projeto desenvolvido na escola, apontando itens como tema, conteúdos curriculares, número de alunos, professores, duração e mídias utilizadas.
Organizamos uma apresentação de slides do resultado e da análise da pesquisa com projetos para postar no ambiente colaborativo.

Módulo II

Atividade 2.1
Experimentamos as tecnologias e observamos como foi navegar em sites que disponibilizam conhecimentos com características hipertextuais.
Falamos sobre nossas impressões sobre a navegação que pedia a atividade 2.1.

Criamos uma breve conceituação sobre o que é Hipertexto utilizando os recursos deste formato textual para explicá-lo, adicionando hiperlinks.

Acesso ao fórum para ler os trabalhos realizados pelos colegas cursistas e comentá-los.
Construir o portfólio apresentando e descrevendo as atividades realizadas durante o curso.
Formamos um grupo de cursistas para a elaboração de um planejamento envolvendo atividades com hipertextos e/ou internet. O grupo do qual faço parte foi batizado de Grupo Dom Bosco (nome da escola na qual trabalhamos) e também fazem parte dele meus colegas Sandra Cláudia, Gizely, Wagner, Gracilene e Rosemeire. Nosso planejamento consistiu em elaborarmos uma atividade na qual os professores e outros funcionários da escola (participantes e não participantes deste curso) pudessem travar contato com as Tecnologias que podem contribuir para a melhoria das aulas ministradas e consequentemente para o aprendizado de nossos alunos. Escolhemos como instrumento de estudo, e de aprendizado prático deste planejamento, a criação do Blog da Escola e a divulgação de um projeto executado por todos os professores da Escola, no qual foram utilizados os recursos tecnológicos.
Executamos a atividade planejada no blog da Escola, experimentando as tecnologias, com objetivo de levar aos professores a importância de utilizarmos as TIC como recursos educacionais.
Apresentação digital do projeto desenvolvido, incluindo algumas descrições e relatos. Esta apresentação pode ser melhor visualizada através do link Relatos e Apresentações do Projeto.
Acessamos a enciclopédia virtual Wikipédia, e procuramos por verbetes bastante significativos na região onde vivemos.
Pesquisei por:
Pequi - Fruto típico do cerrado apreciado na culinária goiana em forma de azeite ou cozido.
Lobo Guará - Espécie com alto risco de extinção devido a fragmentação de áreas ocupadas.
Caldas Novas - Grande potencial turístico, destacanda-se por suas águas termais.
Cavalgada - Tradição folclórico-religiosa que atrai multidão de pessoas em Pirinópolis - GO. 
Acessamos a enciclopédia virtual Wikicionário, e procuramos por verbetes bastante significativos na região onde vivemos.

Publicamos no fórum do ambiente colaborativo do curso, o endereço do Blog que contém o portfólio.

Módulo III
Assistimos ao vídeo "Saltos no Tempo" e lemos a entrevista com o idealizador do Bloco do Passo, que pode ser acessada através deste endereço:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83212/Entrevista_Lucas_Ciavatta.pdf

Visitamos sites na Internet que funcionam como repositórios  digitais e também material disponível nos computadores da nossa escola, do reservatório da TV Escola.

Exploramos recursos digitais disponíveis em outros sites que funcionam também como repositórios de recursos digitais.

Eeunirmos as descobertas que fizemos nos repositórios de midias e compartilhamos como os colegas do grupo formado.
Para esta atividade foi necessária a elaboração de um esboço inicial de uma aula utiizando uma das mídias que pesquisar nos repositórios de recursos digitais. Escolhi este recurso por ter uma linguagem mais acessível aos meus alunos e por se tratar de um tema interessante que, faz parte do cotidiano, porém com conhecimentos populares. 



Módulo IV

Atividade 4.1