quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Atividade 4.9

Atividade 4.8

Atividade 4.7

Atividade 4.6.4

Atividade 4.6.3

Atividade 4.6.2

Atividade 4.6.1

Atividade 4.5

Atividade 4.3 4.4

Atividade Extra

Atividade 4.2

Atividade 4.1.2

Atividade 4.1.1

Atividade 4.1

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Atividade 3.8

Atividade 3.7

Atividade 3.6

Planejando uma Atividade Utilizando as Mídias Digitais

Atividade 3.5

Apresentação Hipertextual

Ativ 3 5_rosemeire_borges

Para esta atividade foi necessária a elaboração de um esboço inicial de uma aula utiizando uma das mídias que pesquisarmos nos repositórios de recursos digitais. Escolhi este recurso por ter uma linguagem mais acessível aos meus alunos e por se tratar de um tema interessante que, faz parte do cotidiano, porém com conhecimentos populares.






Atividade 3.4

Compartilhando Descobertas

Reunirmos nossas descobertas ao visitarmos os sites que funcionam como repositórios de mídias digitais. Cada um dos cursistas criou um documento no qual foram colocados os hiperlinks dos produtos que observou além de seus comentários a respeito destes.

Os produtos compartilhados estão disponíveis neste >> hiperdocumento <<.

Atividade 3.3

Conhecendo Repositório de Material Digital

Conhecendo Repositório de Material Digital

Portas Curtas:

Este vídeo é uma bela homenagem ao cartunista Henfil, que se destacou por suas caricaturas críticas e bem humoradas. Suas críticas eram quase sempre escritas em forma de cartas endereçadas a sua mãe Maria, nas quais ele retratava greves, injustiça sócias, direito á democracia, oposição ao método governamental e da necessidade dos brasileiros de serem vistos individualmente e não como uma grande massa.

O documentário conta com depoimentos de amigos que relembram a grandeza de seu talento, a enorme perda com a ausência de suas obras nos grandes jornais, e saudade da grande pessoa que ele foi.

Este comovente documentário conta com depoimentos de mães que perderam muitos de seus filhos ainda crianças por faltar alimentação adequada, saneamento básico, ocorrência de doenças desconhecidas decorrente da vida precária em que a “miséria” as submeteu. Conta também com depoimentos de crianças “ricas x crianças pobres”, suas rotinas, seus desejos e sua forma de encarar a vida. Os depoimentos contidos neste vídeo nos fazem pensar sobre conceito de “ser criança” e que nem toda criança possui infância.

Minhocas é um desenho que retrata o cotidiano de uma família de minhocas no momento em que um filho começa a fazer perguntas das quais os pais não estão preparados para responder. De um lado as inúteis desculpas dos pais na tentativa de amenizar a sensação de perigo que a vida oferece, do outro lado, a insaciável curiosidade do filho em descobrir as respostas para suas perguntas.

O desfecho da estória trás uma lição para pais e filhos: não esconder a verdade dos filhos dando-lhes respostas concretas e não desobedecer aos pais quando estes alertarem sobre os perigos.

O vídeo ilustra uma musica infantil, que fala de uma casa sem nenhum tipo de estrutura (paredes, teto, portas, janelas...).
A musica por si só estimula a criatividade e imaginação, a ilustração limita a criatividade, pois as imagens forçam a criança ter uma única visão da historia contida na música.

Este vídeo ilustra uma música repetitiva que funciona como um exercício de memorização e de trava – línguas. Porém sua forma de ilustrar é precário com aspecto de antiguidade, sem cor, sem cenário sem personagens e sem ação.

Atividade 3.2

Conhecendo repositórios de material digital

Repositório da TV Escola existente nos computadores de nossa escola
Caminho: /home/ConteudoMEC/DVD 2/12 Língua Portuguesa/Um Mundo de Letras
Ensino Fundamental em Médio, Língua Portuguesa.
O vídeo mostra os depoimentos de pessoas que apresentam suas experiências com a leitura e a importância dela para a formação do cidadão em uma sociedade letrada como a nossa. Somente por meio da leitura e da escrita é que o cidadão pode exercer efetivamente a sua cidadania, uma vez que poderá através deles tomar consciência e fazer cumprir os seus direitos.
Ensino Fundamental Inicial, Ciências.
O vídeo apresenta uma animação na qual os personagens, incomodados com o barulho das cigarras, tentam fazer com que elas parem com seu canto e as espantam da floresta. Em seguida, uma delas retorna e mostra aos bichinhos o motivo das cigarras cantarem, explicando o seu ciclo de vida e a importância delas para a Natureza.
Formação do Professor, Educação Pré-Escolar, Ensino-Aprendizagem
O vídeo mostra ao professor como é importante o hábito da leitura e da escrita dentro da sala de aula, com o objetivo de trabalhar as dúvidas dos alunos quanto à ortografia das palavras sem comprometer a espontaneidade dos alunos na formação das ideias.

Atividade 3.1

Vídeo "Saltos no Tempo"


segunda-feira, 28 de junho de 2010

Atividade 2.10

Publicamos no fórum do e-proinfo o endereço do blog que servirá como portfólio.

Atividade 2.9

Atividade 2.8

Pequi - Fruto típico do cerrado apreciado na culinária goiana em forma de azeite ou cozido.

Lobo Guará - Espécie com alto risco de extinção devido a fragmentação de áreas ocupadas.

Caldas Novas - Grande potencial turístico, destacanda-se por suas águas termais.

Cavalgada - Tradição folclórico-religiosa que atrai multidão de pessoas em Pirinópolis - GO.

Atividade 2.7

Esta atividade pode ser acompanhada a partir do link do blog que criamos aqui.

Atividade 2.6

Execução do planejamento feito e sua observação. A descrição do Planejamento pode ser acompanhada no blog da Escola Dom Bosco.

Atividade 2.5

Planejando Atividade com Hipertextos e Internet

Nome dos cursistas:
Karoline Rodrigues, Sandra Cláudia de Souza Bastos, Gizely Alves Rosa de Souza, Wagner José Guimarães, Gracilene Inácio de Oliveira e Rosemeire Celestino da Silva Borges.

Título:
As tecnologias como aliadas na prática pedagógica.

Público Alvo:
Professores e funcionários da Escola Municipal Dom Bosco.

Objetivos:
  • Incentivar a interação entre os professores e funcionários da Escola;
  • Estimular o trabalho coletivo;
  • Proporcionar maior contato com as TIC e;
  • Incentivar o uso das tecnologias nas atividades escolares, não somente entre os alunos, mas entre os próprios professores.
O que os professores poderão aprender com este projeto:
  • A criar e manipular um blog;
  • Postar suas considerações utilizando o formato de hipertexto;
  • Entender a importância da construção coletiva de um projeto;
  • Interagir e contribuir com suas experiências na publicação de comentários sobre os trabalhos desenvolvidos pela Escola;
  • Reflexão sobre a importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de nossos alunos;
  • Compreender a importância de estarem atualizados e entrosados com as novas tecnologias.
Desenvolvimento/etapas:

1º momento:
  • Apresentação aos professores da importância que tem as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação atual.
  • Mostrar exemplos bem sucedidos de atividades que foram utilizadas as TIC em sala de aula.
  • Apresentar um breve comentário sobre o que são hipertextos e hiperlinks e de que forma eles podem se tornar aliados no processo de construção de conhecimento de nossos alunos.
2º momento:
  • Propor a construção de um blog da Escola, no qual os professores poderão compartilhar experiências e divulgar os trabalhos e projetos executados em sala de aula, explorando as tecnologias.
  • Publicar, individualmente, uma breve apresentação contendo alguns dados para que todos possam conhecê-los melhor e de sua opinião acerca da educação que temos e a educação que queremos.
  • Fazer um breve comentário a respeito das considerações dos colegas com o objetivo de enriquecer a discussão e aprender a utilizar este.
3º momento:
  • Propor algumas ações para que nossa escola possa caminhar rumo à educação que queremos usando como aliados os recursos tecnológicos que a escola dispõe.
  • Utilizar, na construção dos comentários, o texto em formato de hipertexto, fazendo referências por meio dos hiperlinks, que podem estar associados aos próprios comentários dos colegas ou a conteúdos externos ao blog.
4º momento:
  • Propor uma discussão a respeito da atividade feita com os professores.
  • Registrar suas opiniões acerca da importância das tecnologias na educação.
  • Relatar as experiências que tiveram ao travar contato mais diretamente com elas e,
  • Descrever de que formam pensam em utilizar as tecnologias da informação como aliadas nas suas aulas.
Recursos a serem utilizados: Computadores, Hipertexto, Internet, máquina fotográfica digital e outros recursos áudios-visuais.

Período de realização da atividade:
De 23/06/2010 à 30/06/2010.

A atividade poderá ser acompanhada no Blog criado para a nossa Escola!

Atividade 2.4

Construimos o portfólio apresentando as atividades realizadas durante o curso. A páginia inicial do meu portfólio é esta:
http://profrosemeireborges.blogspot.com/p/portfolio-prof-rosemeire.html

Atividade 2.3

Acessamos o fórum "Ambiente de compartilhamento de produções", lemos os trabalhos realizados pelos colegas cursistas e comentamos.

Atividade 2.2

HIPERTEXTOS E SUAS DEFINIÇÕES


O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.


O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas.


Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual.


Têm como finalidade a ampliação da pesquisa e detalhamento da mesma.

Exemplos:

Porém, coube a Getúlio, em 1930, conceder anistia a todos os envolvidos em movimentos revolucionários da década de 1920.

Assumiu o ministério da Fazenda em 15 de novembro de 1926, permanecendo ministro da fazenda até 17 de dezembro de 1927, durante o governo de Washington Luís, implantando neste período a reforma monetária e cambial do presidente da república, através do decreto nº 5.108, de 18 de dezembro de 1926.

Nestes trechos da pesquisa achei interessante o termo anistia e ministério da Fazenda, que no texto não especifica muito bem, mais com o hiperlink detalha bem.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anistia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_da_Fazenda_(Brasil)

Atividade 2.2B

Atividade 2.2B - O que é hipertexto?

Hipertexto é um tipo de texto digital que oferece a oportunidade de estudo detalhado sobre determinado assunto sem o auxílio de dicionários ou de qualquer outros recursos.

Os hiperlinks disponíveis no hipertexto são blocos de textos dentro do texto principal com acesso a novas palavras, sons e imagens e o intuito de complementar o corpo textual, interligando todos os textos e informações.

Por sua interdisciplinaridade, acesso rápido e a facilidade de ir e vir sem se perder o foco faz do hipertexto um dos meios mais completos e eficientes de estudo. São exemplos de hipertextos todo o texto que permite uma leitura não-linear, ou seja, não sequencial como enciclopédias e a Bíblia.

Atividade 2.1

Atividade 1.8

Divulgação da Pesquisa sobre Trabalhos com Projetos

Atividade 1.7

Pesquisando sobre o trabalho por projeto

Tema: Criança também vota
Conteúdos curriculares: Produção de texto, leitura, tipos de governo, poderes executivo, judiciário e legislativo, montagem de urna
Números de alunos: Cerca de 180 alunos
Números de professores: 2 professoras
Mídias utilizadas: Microfone, caixa de som, computador e internet, TV, datashow.
Duração: 1 mês
Atitudes de alunos: Os alunos apresentam manifestação de seus pensamentos através do voto livre e conhece as leis.
Desenvolvem a valorização do voto seguro e consciente.
Este projeto é muito bom para ser trabalhado em anos de eleições na escola e do governo.
Usando as mídias os alunos demonstram mais interesse e disposição, além de tornar o trabalho mais gratificante.

























Atividade 1.6

Olhando uma prática do professor com o uso das tecnologias

O vídio mostra o uso das tecnologias de diversas formas e culturas, mas todos visam obiter uma educação de qualidade. através das imagens vemos que o uso da tecnologia não envolve apenas computadores, tv, dvd, mas tambem livros, aparelhos de som e outros.

Atividade 1.5

Conhecendo uma Experiência

Fichamento

Nome do programa: Desenvolvendo a escrita

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa

Nesta aula o professor deve dispor de tabuleiro de percursos e pinos. O aluno deve brincar com o tabuleiro levando o pino por todo o trajeto, fazendo os movimentos utilizados na escrita; Assistir a apresentação de texto narrado pelo professor e expresso em forma de desenhos em transparência; Fazer roda de conversas para comentar o texto; Fazer atividade mimeografada que sugere que ligue cada desenho à sua letra inicial.

Acredito que as tecnologias utilizadas são relevantes, quando se trata de coordenação motora nada melhor que brinquedos pedagógicos para auxiliar no domínio dos movimentos, porém substituiria o retroprojetor por TV e DVD, já que existem desenhos educativos de curta duração e que chamam a atenção por suas cores, movimentos e sons, também trocaria a atividade em folha por jogos de alfabetização via internet que possibilite tanto trabalhar a escrita quanto a coordenação motora.

Atividade 1.4

As Tecnologias na Minha Escola
Ativ 4 rosemeire

Atividade 1.3




A escola tem se restringido a fornecer uma explosão de informações técnicas e teóricas disconéxas, deixando aos educandos a responsabilidade de organizar essas informações que surgem "às vezes" de forma independente, enquanto se prega uma educação interdisciplinar. Quando na atuação profissional, todos os conhecimentos adquiridos através dos livros se tornam insuficientes se não há coordenação das idéias e o preparo em adequar às necessidades cotidianas. Faz-se necessário repensar o método preparatório de educandos para uma prática profissional mais eficiente.

Atividade 1.2

Preocupações e expectativas referentes ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem

A formação profissional do indivíduo, vai além do aprendizado acadêmico e estendendo-se à prática dos exercícios diários e da convivência com as diversidades sociais. Neste aprendizado sempre nos deparamos com situações inovadoras com as quais temos que nos adequar, pois o aprimoramento profissional é imposto pelo sistema que predisponibiliza variedades tecnológicas, mas em contra partida, a falta de tempo disponível, o acesso muitas vezes precários e a falta de recursos financeiros, entre outros fatores, acabam por restringir a formação continuada de docentes que deveriam ter na escola sua principal fonte de estímulo e apoio. Com o uso desses dispositivos, o aprendizado torna-se mais alternativo e globalizado e suas metas mais eficientes que os métodos convencionais, além de tornar a prática educativa bem mais prazerosa, estimulando a continuação permanente de busca de novos aprendizados.

Atividade 1.1

Quem sou como professora e aprendiz?


Sou uma professora que se esforça a cada dia pra poder despertar a curiosidade dos meus alunos para com o aprendizado, transformando a sala de aula em um ambiente agradável de estudo. Fazer com que os alunos pensem a todo o momento sobre a sociedade que eles querem para o futuro e uma das minhas idéias central chamando a atenção deles para refletir o que eles podem fazer para transforma os dias atuais conseqüentemente o futuro. Paço pra eles o que devemos fazer todos os dias na aula, assim fazemos um cronograma das atividades da aula. Quando busco um tema a ser trabalhado primeiramente pergunto aos meus alunos o que eles acham deste tema, só pra saber a reação deles, ai procuro saber a opinião e a idéia que cada um tem sobre aquele tema. Quando percebo que as aulas não estão chamando a atenção dos alunos, mudo o meu jeito de transmitir a aula pra eles, pois tudo que entra na rotina fica chato mesmo, desta forma chamo atenção dos alunos trazendo a discussão pra sala de aula, fazendo com que eles participem como antes. A melhor forma de aprender coisas novas no nosso ambiente de trabalho é com os colegas e os nossos alunos, buscar aquilo de mais novo, chamar atenção. Com isso tento a cada dia que passa aperfeiçoa os meus conhecimentos de professora, compartilhando com os meus alunos e colegas de trabalho aquilo que eu aprendi. Com estes cursos que são disponibilizados a nós professores podemos adquirir mais e mais conhecimentos para que possamos levar para a sala de aula.